Entre os serviços que podem ser consultados no portal meu INSS estão a simulação do tempo de contribuição, salário-maternidade, extrato de IR, entre outros
O cadastramento de segurados da Previdência Social no portal Meu INSS sofreu alterações. Agora, o login é feito por meio do site acesso.gov.br. A mudança faz parte da intenção do governo federal de unificar portais e sites institucionais, com o objetivo de facilitar a busca por serviços públicos na internet.
Leia também: Aprovação do governo Bolsonaro no mercado cai de 28% a 14% em maio, diz XP
Ao acessar o portal acesso.gov.br, o interessado em se cadastrar no Meu INSS precisa informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.
Leia também:
De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.
Outra opção de acesso ao portal é acessar sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.
Leia também: "Não acho que seja sacrifício trabalhar até os 65 anos", diz relator da reforma
Conheça os serviços que podem ser realizados pelo Meu INSS:
- Aposentadoria por idade
- Salário-maternidade
- Simulação de tempo de contribuição
- Agendamentos e consultas de pedidos
- Extrato CNIS
- Extrato de pagamento de benefício
- Extrato de empréstimo
- Extrato de Imposto de Renda
- Carta de Concessão de Benefício
- Agendamento de perícia médica
- Declaração de benefício
- Consultar a revisão do artigo 29
- Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual
- Alterar dados básicos de contato
Fonte: Brasil Econômico | Imagem: Marcos Corrêa/PR